Buscando a notícia para você desde 2007 - Ano 10 - 2017 -

Conhecimento do café da manhã. O que se comemora e o que é lembrado no 26/8/2015


Hoje é :

*Dia de aniversário da Cidade de Campo Grande

*Dia do Catequista

Veja o significado


Dia do aniversário da Cidade de Campo Grande - MTS

Ano de fundação: 1899

Um mineiro chamado José Antônio Pereira viajou para o Mato Grosso em busca de terras férteis. No local onde hoje é o Horto Florestal de Campo Grande, construiu sua casa na confluência de dois córregos - denominados Prosa e Segredo. Era o ano de 1872.

Tempos depois, em 1877, é construída a primeira igreja, de pau a pique e telhas de barro.

Em 1879, novos mineiros chegam ao local e através de posses vão construindo fazendas na região. O vilarejo cresce rapidamente para, em 1899, ser elevado à categoria de distrito.

A pecuária se desenvolve.

Mas é, em 1914, com a chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, interligando as bacias do Paraná e do Paraguai, que a cidade progride de fato.

Também a ligação com a Bolívia, através do Porto Esperança, e com o Paraguai, através de Ponta Porã, atraiu imigrantes libaneses, árabes, armênios e japoneses, dando forte impulso ao comércio e à agricultura.

A urbanização começa na década de 20.

Nos anos 60 surgem prédios, avenidas e novos bairros.

É eleita a capital do novo estado de Mato Grosso do Sul, em 1977.
PECULIARIDADES

Campo Grande tem uma escola - Escola Estadual Maria Constança de Barros - que possui o formato arquitetônico de um livro aberto. Ela foi projetada na década de 50, por Oscar Niemeyer.

Os orelhões da cidade são decorados com a fauna do pantanal: garças, araras, jacarés, toda a bicharada espalhada, tomando conta dos telefones.

Campo Grande também é conhecida pelos freqüentes relatos de aparições de OVNIs. A revista UFO, inclusive, é publicada na cidade.
Características da cidade


Cidade de Campo Grande

Campo Grande é uma cidade com avenidas largas, que se cruzam de norte a sul e de leste a oeste, delineando uma paisagem urbana que faz lembrar um tabuleiro de xadrez.

Também conhecida como "Cidade Morena" - por causa de seu solo avermelhado - é o portal de entrada para quem deseja conhecer o Pantanal.

É ainda uma das maiores comunidades de descendentes de imigrantes japoneses vindos da Ilha de Okinawa, e conhecida, pelos ufólogos, como um lugar de aparição de OVNIs.

Sua cultura, ao contrário de cidades mais antigas como Cuiabá e Corumbá, se encontra em estágio de formação, com pouco mais de um século.

A construção da identidade campo-grandense passa por inúmeras influências, desde os indígenas até as migrações internas mais recentes.

A cultura de Campo Grande, na verdade, é a cultura do sul do antigo Mato Grosso, com forte influência guarani e também dos mineiros, paulistas e sulistas.

Fonte: www.ibge.gov.br


Dia do Catequista


O catequista é alguém que dedica, gratuitamente, momentos de sua vida a serviço do Evangelho, para que seus catequizandos aprendam a sentar-se na grande mesa da vida como servidor. O serviço do catequista é um serviço feito na gratuidade. Nenhum deles é pago para exercer o ministério da catequese. É assim que cada catequista coloca em prática o ensinamento de Jesus, dedicando gratuitamente seu tempo para que crianças, adolescentes e adultos possam encontrar o caminho na vida no Evangelho. É por isso que hoje, queremos — e mais que isso — precisamos ser agradecido a Deus pelos nossos catequistas. Agradecemos a Deus, e dizemos nosso “obrigado” a cada um deles, rezando ao Senhor, para que os recompensem porque na mesa da vida, eles escolheram ser servidores do Evangelho que oferece a vida em bundância.

E a você, Catequista, que a experiência do encontro com Jesus Cristo seja a força motivadora capaz de lhe trazer o encantamento por esse fascinante caminho de discipulado, cheio de desafios que o fazem crescer e acabam gerando profundas alegrias. Catequista, nesse dia acolha o abraço de gratidão das pessoas, vidas agradecidas, pela sua presença na educação da fé de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Fonte: pnsrosario.org.br




Fonte geral de pesquisa : Portal São Francisco