Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

O que se comemora, o que é lembrado. Conhecimento no café da manhã do dia 19 de agosto de 2015


Hoje é :

*Dia da Aviação Agrícola
(Decreto 97.669, de 19 de abril de 1989)
*Dia do Ciclista
(Projeto de Lei 43, de 2008)
*Dia do Historiador
(Lei 12.130 de 17 de dezembro de 2009)
*Dia do Ator
*Dia Mundial da Fotografia

Veja o significado


Dia da Aviação Agricola

A aviação agrícola é praticada em todos os continentes, totalizando mais de 40 mil aeronaves em todo o mundo, sendo que a sua maior parte opera nos Estados Unidos e na União Soviética.

Na Austrália e Nova Zelândia a aviação agrícola é também muito utilizada em operações de aplicação aérea de agroquímicos e fertilizantes em áreas de reflorestamento.

Quase 60% de toda a proteção química da safra comercialmente usada nas terras agrícolas dos Estados Unidos são aplicadas com aeronaves.

Em toda a nação, existem aproximadamente 15 mil aeronaves dedicadas ao uso agrícola. Os Helicópteros representam 9% do total dos vôos. Aproximadamente, 400 novas aeronaves agrícolas são produzidas por ano nos Estados Unidos.


Novo Avião Agrícola KA-01 (2.000 litros – 750 SHP)

O potencial de mercado no Brasil para a aviação agrícola, considerando somente a área agriculturável, é para 10.000 aeronaves.

Atualmente a área agrícola explorada no Brasil é de aproximadamente 70 milhões de hectares, mas ainda existem cerca de 500 milhões de hectares de áreas disponíveis para a agricultura a serem utilizadas. Essa área agrícola brasileira ainda a ser explorada corresponde área total de 32 países da Comunidade Européia.
Usos Especiais da Aviação Agrícola

O avião agrícola também pode ser usado no combate a endemias urbanas como a dengue e a malária, substituindo os tradicionais caminhões que pulverizam inseticidas pelas ruas das cidades.

Aplicações aéreas de óleo magnético e dispersantes aditivados biologicamente em derramamentos ou vazamentos de petróleo no oceano ou plataformas marítimas poderiam diminuir os riscos de contaminação ambiental nessas áreas extremamente sensíveis.

É importante lembrar também o uso da aviação agrícola no combate aos incêndios florestais, sempre operando em conjunto com o pessoal e meios em terra.

Fonte: www.pulverizar.com.br



Dia do Ciclista






O Motorista que atropelou o estudante de biologia em faixa proibida a circulação de veículos automotores e que, ao chocar-se com a bicicleta de Pedro por trás, não deu assistência à vítima e fugiu. Sua carteira de habilitação estava vencida.Em 2006, Pedro Davison, um estudante de biologia prestes a se graduar, foi alvejado e morto em pleno Eixo Rodoviário do Distrito Federal. Pedro tornou-se vítima fatal de um motorista que transgrediu os preceitos do Código de Trânsito Brasileiro.

Infelizmente este é um, de muitos casos que se repetem no país, onde motoristas transgressores, que dirigem alcoolizados e em velocidade excessiva, matam pessoas, infelicitam famílias e geram prejuízos milionários à Nação.

O número de ciclistas no Brasil é grande, apesar da violência do trânsito: cerca de 50 milhões de bicicletas. Essa frota é utilizada, em sua esmagadora maioria, por trabalhadores, que dependem da bicicleta para ir trabalhar e ao lar retornar. Estes ciclistas rodam em média 50 minutos por dia.

O caso do Pedro foi o marco para se criar o dia nacional do ciclista com o Projeto de Lei 43, de 2008.


Fonte : Revista Bicicleta



Dia do Historiador

Um historiador é um indivíduo que estuda e escreve sobre a história e é considerado uma autoridade neste campo.[5]Historiadores se preocupam com a narrativa contínua e metódica, e também com a narrativa que pode ser descontínua e subjetiva, bem como a pesquisa dos eventos passados relacionados ao ser humano,[6] e o estudo dos eventos ocorridos ao longo do tempo e também no espaço. Embora o termo historiador possa ser usado para descrever tanto os profissionais quanto os amadores da área, costuma ser reservado para aqueles que obtiveram uma graduação acadêmica na disciplina.[7]Alguns historiadores, no entanto, são reconhecidos unicamente com mérito em seu treinamento e experiência no campo.[7]Tornou-se uma ocupação profissional no fim do século XIX.


O historiador tem um diversificado leque de atuações como:
Atuar no ensino e na pesquisa
Organizar acervos públicos e privados
Fornecer informe técnico de preservação
Escrever trabalhos academicos
Atuar em áreas políticas e culturais
Atuar em museus e casas de cultura


Dia do Ator

Foi no Século V a.C o primeiro registro da presença de um Ator na história do teatro. Seu nome: Tespis. Ele criou o monólogo ao interpretar o deus Dionísio, na Grécia Antiga, em Atenas. Hipocritès, em grego, ou fingidor, foi à primeira expressão a definir a arte de atuar.

A precariedade e improvisação da Grécia Antiga deram lugar a uma sofisticada e influente atividade cultural nos dias de hoje: a arte de representar. A presença do Ator dá vida, brilhantismo, veracidade e sonho às artes cênicas como espelho da dimensão do humano. A ação dramática é efetivada por textos, estímulos visuais e sonoros.

A atuação individual ou coletiva com renovados recursos vocais, corporais ou emocionais mobiliza platéias do mundo inteiro ao tomarem conhecimento por intermédio do Ator dos horrores e belezas que o homem e a sociedade são capazes de construir e deixar de legado para outras gerações.

O Ator e a Atriz ao se despirem da sua própria personalidade para encarnar as mil possibilidades de interpretação que a vida nos abre faz uma longa e bela viagem ao inconsciente de multidões e indivíduos. O Ator mexe e remexe com o nosso cotidiano, nossas fraquezas, escancaram diferenças, cinismos e potencializa atos de solidariedade. Com os Atores vamos do riso franco ao pranto sentido.

O Ator no palco é a tradução do humano com toda a sua sensibilidade, apatia e grandeza. No dia 19 de agosto, quando se comemora do Dia do Ator, o SATED/RJ homenageia todos os profissionais que dignificam a arte de representar e que provocam com sua arte e amor a profissão, a chama da insatisfação e inquietude, sentimentos responsáveis para incrementar a semente da conscientização contra as injustiças e diferenças sociais.

Um viva aos Atores e Atrizes do nosso Brasil!

Fonte: www.satedrj.org.br




Dia Mundial da Fotografia

Origem da data

A celebração da data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre em 1837.

Mais tarde, em janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo e a 19 de agosto do mesmo ano o governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente "grátis para o mundo".

Outro processo fotográfico - o calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot, fez com que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia.
Comemoração da data

No dia Mundial da Fotografia decorrem várias iniciativas para celebrar a data, como por exemplo, workshops, maratonas de fotografia, concursos e palestras. O Dia Mundial da Fotografia consiste na celebração da arte de fotografar. Desde o fotógrafo amador ao profissional, neste dia o objetivo é reviver o amor pela fotografia. A fotografia serve para eternizar momentos, para guardar recordações, para contar histórias em imagens, sem palavras, para mostrar um modo pessoal de ver o mundo ou simplesmente para dar prazer ao fotógrafo.
Frases
Fotografar é elevar um momento à eternidade.
Fotografar é congelar um momento da vida.
A fotografia é a arte das memórias e da celebração da vida humana.
Certas coisas vivem para sempre, se forem fotografadas.
Fotografar é ver o mundo por outra perspetiva.
A fotografia mudou a forma de vermos o mundo.
Fonte : Calendarr


Fonte Geral de pesquisa : Portal São Francisco
                                             Wikipédia