Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

Bom dia com Ariel Villanova - 30/9/2015

Bom dia leitores!! Hoje é o último dia de setembro, quarta-feira dia 30 de setembro estação primavera, com a Lua Minguante com a visibilidade 95% diminuindo. Quem nasce no dia de hoje é do signo de Libra de 23/09 a 22/10.

Faltam 91 dias para o final do ano.

Estamos esperando o mês de outubro, mês das crianças, de braços abertos. Que venha outubro com muita felicidade trazendo junto o dia das crianças.

Fique sabendo que hoje o consumidor já sabe que vai receber o repasse do aumento do combustivel que a Petrobras anunciou. O aumento da gasolina nas refinarias é de 6% e do diesel é 4% a partir de hoje. A alta no preço dos combustíveis está valendo desde a meia-noite. O reajuste deve chegar ao consumidor, mas percentual nas bombas dependerá de determinação dos postos.

O Ibope divulga hoje a avaliação do governo Dilma. Na última pesquisa, realizada em julho, 9% consideravam o governo ótimo ou bom, e 68% avaliavam como ruim ou péssimo.

Governo e parlamentares negociam se põem em votação vetos de Dilma sobre projetos polêmicos. Na semana passada, o Congresso manteve 26 de 32 vetos. O item mais polêmico é o reajuste de 78% para os servidores do Judiciário, o que aumentaria muito os gastos do governo.

Seguem as negociações para mudanças nos comandos de ministérios. O governo tenta reduzir os gastos administrativos e ampliar o apoio no Congresso. Dilma se reúne hoje com 3 governadores do PSB.

O Banco Central divulga o resultado das contas do setor público, que inclui o governo federal, estados, municípios e estatais em agosto. Até o mês anterior, os gastos superavam as receitas em R$ 10 bilhões.

Acumulada, a Mega-Sena deve pagar hoje R$ 38,5 milhões a quem acertar as seis dezenas do concurso. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília), em qualquer lotérica do país.

Três partidas definem três semifinalistas da Copa do Brasil, todas às 22h: Vasco x São Paulo, Palmeiras x Internacional e Grêmio x Fluminense. A última vaga nas semifinais será decidida amanhã, entre Santos e Figueirense.

A Câmara Municipal de Porto Alegre deve levar a votação nesta quarta-feira um projeto que muito venho debatendo com amigos e leitores, lei que pretende proibir a venda ou o fornecimento gratuito de energéticos a menores de 18 anos. De autoria da vereadora Mônica Leal (PP), a proposta enfrentou uma forte pressão de empresas que dominam o mercado e de associações que representam o setor. Contrários, todos tentaram, sem sucesso, derrubar a matéria.


Foto: Tadeu Vilani / Agência RBS

Veja o tempo em todos o mundo. Coloque o nome de sua cidade e pronto. Previsão do tempo para vários dias onde você mora. Entre na página principal do JOR e clique, no menu, "Tempo".

Conselho do dia, com o provérbio do dia

Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.Provérbios 30:6

Hoje é

  • Dia da Secretária.
  • Dia Internacional da Tradução
  • Dia do Jornaleiro.
  • Dia do Churrasqueiro
  • Dia da Bíblia
  • Dia da Navegação


Veja abaixo o significado





Dia do Churrasqueiro

Churrasco é um termo Português e Espanhol referindo-se a carne grelhada, diferindo em toda a América Latina e Europa, mas uma característica proeminente na culinária do Brasil, Bolívia, Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala, Nicarágua, Uruguai e outros países latino-americanos.

A churrascaria é um restaurante que serve carnes grelhadas. Os garçons movimentam o restaurante com os espetos, cortando carne no prato do cliente. Este estilo de servir é chamado de rodízio, e é bastante popular no sul do Brasil.



Churrasco brasileiro típico. Da esquerda para a direita e para baixo, fraldinha, picanha, coração de frango, salsichas, pão com molho de alho, picanha com alho.

No Brasil, o churrasco é o termo que se originou no sul. No churrasco usa-se uma variedade de carnes, que pode ser cozinhado em uma churrasqueira, muitas vezes com suporte para espetos.

Referências

1. ^ "Brazil Cuisine". DiscoverBrazil.com. Retrieved 2007-11-20. "..churrascaria restaurant ...A small army of waiters square your table with every imaginable cut of beef, pork, and chicken on a meter long skewer (called "espeto"), all of them hot from the grill. They serve you small slices or portions until you raise the white flag"
2. ^ Tom Streissguth; Streissguth, Thomas (2003). Brazil in pictures. Minneapolis: Lerner Publications. p. 54. ISBN 0-8225-1959-3.

Fonte: http://en.wikipedia.org


Dia Internacional do tradutor

O dia mundial do tradutor é uma homenagem a São Jerônimo, tradutor da Bíblia para o latim.

Atualmente, a tradução começa finalmente a ser considerada não uma arte secundária e derivativa, mas sim uma arte substantiva; ela não se insere num ramo da literatura comparada, mas ela própria é uma disciplina muito mais vasta que combina áreas como a linguística, os estudos literários, a história cultural e a filosofia.

Até há bem pouco tempo a atividade era apenas de amadores, limitando-se a ser um processo mais técnico do que criativo e que qualquer um podia exercer, desde que tivesse uma competência linguística básica numa outra língua que não a sua.

Hoje existem cursos, debates e workshops sobre tradução, toda uma formação acadêmica que visa fornecer o embasamento necessário para encarar com mais segurança uma profissão continuamente desafiante.

Mas é preciso também não esquecer: tal como os cursos de escrita criativa não geram forçosamente escritores, os tradutores serão feitos pela sua formação, é certo, mas também pela sua intuição, pela sua queda, pelo seu jeito, pela prática diária, pelo saber vindo com os anos.

Universidades renomadas como a Unesp (Estadual Paulista) e a UnB (Universidade de Brasília) oferecem, há décadas, o curso Letras - Tradução, com duração de 4 anos e grau de bacharel na língua escolhida.

O campo de trabalho é vasto, incluindo Embaixadas, editoras, legendagem de filmes, trabalho autônomo e tradução simultânea em congressos.

Fonte: Associação Brasileira de Tradutores




Dia do Jornaleiro

No dia 30 de setembro, os jornaleiros são lembrados, pois esse é seu dia. Crê-se que os negros escravos foram os primeiros jornaleiros e saíam gritando pelas ruas as principais manchetes estampadas nas primeiras páginas do jornal A Atualidade (primeiro jornal a ser vendido avulso, no ano de 1858).

Das ruas, os jornaleiros, principalmente de origem italiana, evoluíram para caixotes e depois para bancas de madeira. Quem primeiro montou um ponto fixo foi Carmine Labanca, um imigrante italiano, na cidade do Rio de Janeiro. O sobrenome do imigrante se associou ao nome dos pontos-de-venda ("banca").

A regulamentação das bancas veio com o então prefeito da cidade de São Paulo, Jânio Quadros, em 1954, por conta do paisagismo da cidade. O prefeito entendeu que as bancas de madeira não combinavam com o aspecto progressista da cidade. O político concedeu licenças para novos modelos, o que veio a gerar um grande avanço na organização do espaço.

A trajetória dos jornaleiros é marcada de árduo trabalho e de grandes recompensas. A explosão de um brilho nos olhos das crianças ao comprarem gibis e o pensamento crítico de um intelectual só pode ser formado porque a banca estava disponível. Pela importância de permitir que impressos cheguem às pessoas, pela luta e outros fatos, FELIZ DIA DO JORNALEIRO.

Fonte: www.bancabrasilonline.com.br




Dia da Secretária

Como surgiu o Dia da Secretária

Lilian Sholes foi a primeira mulher a datilografar em público. Ela era filha de Christopher Sholes, um dos inventores da máquina de escrever, em 1867, durante a segunda fase da Revolução Industrial.

Lílian fazia aniversário em 30 de setembro de 1850, e, no centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram comemorações e concursos para eleger a melhor datilógrafa.

Muitas secretárias participavam dos concursos, que passaram a ser repetidos todos os anos, no dia 30 de setembro.

O data tornou-se conhecida como o “Dia das Secretárias”.

Com o surgimento das associações de classe, a data foi popularizada como forma de reconhecimento da profissão. Alguns Estados brasileiros tornaram oficial o 30 de setembro.

Em São Paulo, o Dia da Secretária foi reconhecido pela lei nº 1.421, em 26 de outubro de 1977.

Existe também o Dia Internacional da Secretária, que é comemorado na última quarta-feira de abril.

Fonte: www.forcajovemuniversal.com.br


Dia da Bíblia Católica


Celebra-se a 30 de setembro o Dia da Bíblia. A data foi escolhida por ser festa litúrgica de São Jerônimo, o Padroeiro dos biblistas. Jerônimo, cujo nome exato é Eusebius Sophronius Hieronymus, nasceu em Strídon, possivelmente no ano de 347 e faleceu em Belém, a 30 de setembro de 419 ou 420. Sua maior obra foi fazer a primeira tradução da Bíblia, do grego e do hebraico, para o latim, tradução esta conhecida como ‘vulgata’ que serve para a Bíblia Católica e para a Protestante.

Sobre Jerônimo, um dos maiores doutores da Igreja, disse o Papa Bento XVI: “a preparação literária e a ampla erudição permitiram que Jerônimo fizesse a revisão e a tradução de muitos textos bíblicos: um precioso trabalho para a Igreja latina e para a cultura ocidental. Com base nos textos originais em grego e em hebraico e graças ao confronto com versões anteriores, ele realizou a revisão dos quatro Evangelhos em língua latina, depois o Saltério e grande parte do Antigo Testamento. Tendo em conta o original hebraico e grego, dos Setenta, a versão grega clássica do Antigo Testamento que remontava ao tempo pré-cristão, e as precedentes versões latinas, Jerônimo, com a ajuda de outros colaboradores, pôde oferecer uma tradução melhor: ela constitui a chamada “Vulgata”, o texto “oficial” da Igreja latina, que foi reconhecido como tal pelo Concílio de Trento que, depois da recente revisão, permanece o texto “oficial” da Igreja de língua latina”. (Audiência geral, Roma, em 7 de novembro de 2007).

A obra de São Jerônimo é de tal importância, que qualquer estudo bíblico que não levasse em consideração suas pesquisas, ficaria certamente falho. Ele teve o cuidado de ser totalmente fiel ao texto original.

O principal objetivo da Sagrada Escritura é a revelação e a vivência. No evangelho de São Mateus, pode-se perceber que não basta conhecer a Palavra e nem mesmo orar sobre ela. Diz Jesus: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus; mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este entrará no reino dos céus” (Mt.7,21). Para maior seriedade ainda, vemos o Senhor asseverar: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos em vosso nome, em vosso nome não expelimos demônios, em vosso nome não fizemos muitos milagres? E então eu lhes direi bem alto: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que operais a iniqüidade”. (Mt.7,22-23).

O esforço diário de colocar a Palavra de Deus na vida é o fundamento sólido da obra e da salvação. Por isso o Senhor prossegue dizendo: Todo aquele que ouve a Palavra e a põe em prática será semelhante a um homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha firme. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa, mas ela não desabou, porque estava edificada sobre a rocha.(Mt.7,24-25).

Viver a Palavra é estar sempre aberto à ação do Espírito e sempre atento à vontade de Deus. Maria é apresentada como a mais fiel servidora do Senhor, em quem o Altíssimo realizou maravilhas. Sua decisão de cumprir a vontade de Deus expressa ao anjo Gabriel, Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim a sua palavra, é o protótipo para todos os que procuram autenticamente a Cristo. Ela é a expressão máxima, na Bíblia, no que se refere à vivência da Palavra. Toda a sua existência, desde a anunciação, passando pelo nascimento e a infância de Jesus, pelos tormentos da paixão e morte de seu Filho, depois experimentando a alegria da ressurreição e por fim sua presença no dia de Pentecostes, no nascimento da Igreja, Maria é a imagem viva e reluzente de fidelidade a Deus e à sua Palavra. Pedro Apóstolo pôde exclamar após o discurso eucarístico de Jesus, transcrito por São João: Para onde iremos, Senhor, só Tu tens palavra de vida eterna.(Jo.6,69).

Somente pode possuir a vida eterna quem vive na Palavra do Senhor, como nos afirmou Jesus de forma clara e animadora: Quem guardar a minha Palavra não provará a morte (Jo.24, 52).

Dom Gil Antônio Moreira

Um pouco sobre a Bíblia

A palavra Bíblia é originária do idioma grego e significa “coleção de livros”; é dessa palavra que deriva o termo “biblioteca”. Esses livros contêm a história da Criação, da Salvação, da formação dos povos, das origens dos conflitos terrestres, entre outros vários temas.

Para um melhor entendimento, alguns estudiosos preferem caracterizar a Bíblia como uma “grande carta” enviada por Deus a todos os cristãos. A Bíblia foi escrita durante muitíssimo tempo. Seu início ocorreu antes da vinda de Cristo, com as chamadas “traduções orais”, que vêm a ser as histórias que uns contavam a outros. Bem antes do nascimento de Cristo, os chamados escribas decidiram “passar para o papel” essas histórias. Com isso, pouco a pouco, a Bíblia foi sendo formada.

A Bíblia terminou de ser escrita por volta do ano 100 d.C., com o Apóstolo João Evangelista (que escreveu o Apocalipse). Foi escrita por várias pessoas, mas todas com inspiração divina.

A Bíblia é formada por um total de 73 livros, dos quais 46 formam o Antigo Testamento e 27 constituem o conjunto dos livros do Novo Testamento. É correto afirmar, então, que a Bíblia é dividida em duas grandes partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. A palavra testamento significa aliança, compromisso, pacto, primeiro com Moisés, segundo com Jesus Cristo (plena).


Dia da Navegação

O homem, desde antes de Cristo, vem desenvolvendo técnicas e instrumentos para orientar-se durante o deslocamento de um ponto a outro para determinar sua posição e direção.

Na Antigüidade, no Mediterrâneo, os egípcios, fenícios, gregos e romanos utilizaram os conhecimentos dos ventos, reconhecimento dos astros, relevos e inscrições hieroglíficas para desenvolver técnicas de auxílio a orientação das "Naus" (embarcações da época). Criaram os pontos cardiais (Norte, Sul, Leste, Oeste), a rosa dos ventos em graus e as primeiras cartas de navegação usando o conceito de Latitude e Longitude.

No início da Idade Média, com o crescimento do comércio entre os povos, surgiu a bússola, desenvolvida pelos chineses dando início a técnica e a ciência de Navegar com um "rumo" e um "estimado".

No final do século XV, o navegador Italiano Américo Vespúcio e Cristóvão Colombo, na tentativa da primeira circunavegação às Índias, levaram a bordo um almanaque com uma lista de posições e eventos relacionados aos corpos celestes efetuados em Ferrara, Itália. Após vários dias no mar, observando os horários dos alinhamentos da Lua com Marte, Vespúcio calculou a distância que estavam de Ferrara e concluiu que não estavam nas Índias, mas em um novo Continente.

Este fato foi o marco do início da Navegação Astronômica, com o desenvolvimento do Sextante (instrumento utilizado para observar os astros), uma evolução do Astrolábio e do Quadrante.

Com a chegada do século XX dá-se início a uma nova ciência que revoluciona as técnicas e sistemas de navegação, a Eletrônica. Em 1912 surgiram os primeiros equipamentos de rádio-navegação que se desenvolveram rapidamente.

Com a II Guerra Mundial, veio o RADAR - Radio Detection And Ranging - que tem a capacidade de medir lapsos de tempo entre emissão/recepção de ondas de rádio, princípio utilizado, mais tarde, nas navegações via satélite.

Atualmente, o GPS (Global Positioning System, sistema de Navegação por Satélite com uma precisão de 1 metro para uso militar e 15 metros para uso civil) é o sistema de navegação mais moderno e de maior precisão e confiabilidade utilizado no mundo.

É também, amplamente usado por diversos segmentos como: agricultura, engenharia, competições esportivas, segurança, trânsito e outros.

Fonte: Revista Ciência Online



Túnel do tempo do dia

  • 1452 - Surge o primeiro livro impresso: A Bíblia de Gutenberg.
  • 1883 - A cidade de Mossoró, torna-se a primeira cidade do Rio Grande do Norte a libertar os escravos cinco anos antes da Lei Áurea
  • 1888 - Num só dia, Jack o Estripador faz duas vítimas fatais.
  • 1906 - Um governo provisório norte-americano presidido pelo general Taft é formado em Cuba, dando fim à República Cubana.
  • 1915 - Em Nova York, ocorre a primeira transmissão de rádio.
  • 1915 - Fundação da cidade de São Gotardo (Minas Gerais, Brasil).
  • 1929 - Um avião da companhia alemã Opel AG que utiliza um motor de foguete levanta vôo, pela primeira vez, pilotado por Fritz von Opel
  • 1937 - O general Eurico Gaspar Dutra e o presidente Getúlio Vargas divulgam o Plano Cohen. O documento forjado citava uma conspiração comunista para tomar o poder.
  • 1929 - Um avião da companhia alemã Opel AG que utiliza um motor de foguete levanta vôo, pela primeira vez, pilotado por Fritz von Opel
  • 1937 - O general Eurico Gaspar Dutra e o presidente Getúlio Vargas divulgam o Plano Cohen. O documento forjado citava uma conspiração comunista para tomar o poder.
  • 1955 - James Dean, ator estadunidense (n. 1931)
  • 2013 - A MTV Brasil é extinta.
  • 2014 - A rede social filiada ao Google, Orkut, é extinta.


Bom dia e até amanhã

Ariel Villanova
O seu amigo de todos os dias