Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

Bom dia com Ariel Villanova - 23 de outubro

Estou preparando o "Terreno" do meu dia. Isso deveríamos fazer todos os dias, mas não fazemos. 
Fazendo isso, removamos os obstáculos, tendo atitudes positivas e de liderança levamos melhor a vida. 

Preparando o terreno pela manhã nada mais é que organizar tudo que fará hoje e confiar que a vida cuidará de encontrar o melhor resultado. 
Inspiração, habilidade e força de vontade levarão à realização de seus objetivos com sucesso, lhe trazendo a gratificação, novas oportunidades, novas ideias, progresso, crescimento e alegria. Organize todos os dias as coisas que fará ao longo do dia e liberte-se de tudo o que é frágil, conflituoso, difícil, de toda tensão negativa acumulada. 

Bom dia para todos nesse dia 23 de outubro de 2015, sexta-feira, estamos na Primavera e a Lua é Crescente e ela está com 73% de visibilidade. Você que nasceu hoje é do signo de Escorpião 23/10 a 21/11 como Moacyr Góes, Pelé e Rafael Vannucci. 
Os nascidos nesse dia , o Sol começa sua caminhada anual através de seu signo marcando o início do seu novo ano astral. Sua energia vital é retomada, assim como seu vigor e dinamismo. O momento é ótimo para começar um novo projeto ou um novo emprego. Novas oportunidades à vista. Faltam 69 dias para o fim do ano. 

Fique sabendo que neste dia o governo deve anunciar mais um cenário negativo para a meta fiscal deste ano. Ela já foi de 1,2% do PIB, passou para 0,15% do PIB e agora a perspectiva é de “frustração de receitas”, segundo o ministro do Planejamento. O ministro da Casa Civil estima que o déficit seja de até R$ 70 bilhões, caso as pedaladas de 2014 sejam incluídas no Orçamento deste ano.

O ex-diretor do Banco do Brasil desembarcou hoje em Guarulhos em voo comercial após ser extraditado pela Itália. De lá, ele segue em avião da PF para Brasília, onde cumprirá pena na Papuda. Pizzolato foi condenado a 12 anos e 7 meses de prisão no mensalão do PT.Ele veio escoltado por três agentes e uma médica da Polícia Federal (PF). A sua presença no voo daTAM gerou protestos entre parte dos passageiros.


Foto: Jamil Chade / Estadão Conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki determinou obloqueio e o sequestro dos recursos mantidos pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), em contas na Suíça — no total de 2,4 milhões de francos suíços ou R$ 9,6 milhões. A decisão atende a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).


Foto: Alex Ferreira / Agência Câmara

A Receita Federal divulga hoje a arrecadação de tributos de setembro. Mesmo com a elevação dos encargos, o país registra uma queda superior a 9% nos oito primeiros meses do ano.

O Brasil registra o 6º mês seguido de redução de vagas com carteira assinada. A queda em setembro será divulgada pela manhã pelo Ministério do Trabalho. Até agosto, o país tinha fechado mais de 570 mil empregos com carteira.

A chuva que castigou o Sul ainda pode causar estragos em SC e no PR. Até ontem, 8 cidades de SC haviam decretado situação de emergência. Na capital do Paraná, várias ruas ficaram inundadas ontem. A mudança de tempo chega a MG e ao ES. Veja a previsão do tempo no Brasil clicando aqui "TEMPO".

Conselho do dia com o prevérbio do dia

Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.
Porque o beberrão e o comilão acabarão na pobreza; e a sonolência os faz vestir-se de trapos. Ouve teu pai, que te gerou, e não desprezes tua mãe, quando vier a envelhecer. Compra a verdade, e não a vendas; e também a sabedoria, a instrução e o entendimento.
Provérbios 23:20-23

Hoje é dia...

  • Dia do Aviador

Significado abaixo




Dia do Aviador

O engenheiro Henrique Dumont, a esposa Francisca de Santos Dumont e cinco filhos viviam na fazenda Jaguara, em Sabará, Minas Gerais. Contratado para construir um trecho da estrada de ferro D. Pedro 2o, mais tarde Central do Brasil, Henrique mudou-se com a família para uma casa simples do sítio de Cabangu, que era propriedade da ferrovia e situava-se em lugar aprazível da serra da Mantiqueira, no distrito de João Gomes, posteriormente cidade de Palmira (MG).

Em 20 de julho de 1873, ali nasceu Alberto, o sexto filho do casal. Quando ele estava com sete anos de idade, a família mudou-se para a fazenda Arindeúva, adquirida pelo pai e localizada na região de Ribeirão Preto (SP). Henrique Dumont mudou o nome para Fazenda Dumont e, dessa fazenda, Alberto guardou as melhores recordações da infância.
O homem voa?

Diziam os irmãos que, quando criança, Alberto ficava como que hipnotizado pelo voo dos pássaros. Observava-os por longo tempo, atento a todos os movimentos que faziam. Dedicava-se também ao passatempo predileto: fabricar e soltar papagaios de papel de seda, balões e aeronaves de bambu com propulsores. Quando participava da brincadeira "Passarinho Voa?", ao ser mencionada a expressão "Homem Voa?", ele levantava o dedo e respondia animado "Voa!". Os irmãos exigiam que pagasse multa pelo erro. Ele jamais pagou, porque dentro do coração havia a certeza de que, um dia, ele provaria ao mundo inteiro que o homem também podia voar, como passarinho.

Nas férias escolares desfrutadas em Ribeirão Preto, Alberto aprendeu a operar as máquinas de beneficiar café e a manejar o "locomóvel", pesada aparelhagem a vapor sobre rodas usada como trator. Aos 12 anos de idade, por várias vezes, ocupou o lugar do maquinista e conduziu as locomotivas Baldwin, que operavam na doméstica ferrovia de vários quilômetros, que o pai construíra dentro da fazenda Dumont.

Em 1888, pela primeira vez, Alberto assistiu em São Paulo à ascensão de um balão ou aeróstato, pilotado por um norte-americano. A partir daí, voar tornou-se o seu maior sonho. Também os escritos de Júlio Verne, autor de "Cinco Semanas em Balão", "A Volta ao Mundo em Oitenta Dia", "Da Terra à Lua" etc. estimularam sua convicção.
Flâmula verde-amarela

Em 1891, Alberto foi para a França com a família e interessou-se pelo motor a petróleo, que viu na exposição no Palácio da Indústria em Paris. No ano seguinte, foi residir na capital francesa e, com um professor particular, estudou física, química, mecânica, eletricidade etc. Alberto Santos-Dumont guardou indelével recordação da primeira ascensão que fez, a bordo de um balão da firma Lachambre & Machuron e, a partir daí, decidiu possuir um balão. Idealizou e mandou construir o balão Brasil.

Efetuou a primeira ascensão em 4 de julho de 1898 e declarou: "O meu primeiro balão, o menor, o mais lindo, o único que teve um nome: Brasil!" A partir daí, os balões idealizados por Santos-Dumont passaram a ser numerados. O balão n.º 1 tornou-se um marco na história da aerostação, porque foi impulsionado por um motor a gasolina.

Nele, em 20 de setembro de 1898, pela primeira vez, os parisienses viram um motor trepidando e roncando nos ares. De número em número, alternando-se sucessos e fracassos, a cada ascensão, Alberto Santos-Dumont colocava nos balões uma flâmula verde e amarela, a indicar que ali estava um brasileiro.
O 14-Bis

Em 19 de outubro de 1901 ocorreu a grande consagração, ao provar a dirigibilidade dos balões. Concorrendo ao Prêmio Deutsch de La Meurthe com o balão n.º 6, saiu de Saint-Cloud, contornou a Torre Eiffel e retornou ao ponto de partida. No campo da aeronáutica, Santos-Dumont trabalhava em silêncio. Idealizou, inovou, aperfeiçoou máquinas, fez testes e chegou ao avião. Em Bagatelle, para as primeiras experiências, pendurou o aparelho no balão n.º 14, por isso batizou o primeiro avião como 14-Bis. Tratava-se de um grande pássaro branco, semelhante às bonitas garças brasileiras.

No dia 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris, mais de mil pessoas e representantes da imprensa internacional assistiram ao primeiro voo de um avião e essa façanha proporcionou ao inventor a conquista da Taça Archdeacon. Pela primeira vez, um homem ergueu-se do solo, com recursos de um aparelho mais pesado que o ar, realizando um voo planado.

Alberto Santos-Dumont, o homem mais popular de Paris na primeira década do século 20, herói brasileiro, imitado, festejado e aplaudido pelo mundo inteiro, morreu no Guarujá, em 23 de julho de 1932. Em 31 de julho, Palmira, a cidade natal do inventor, passou a chamar-se Santos Dumont. E foi Santos Dumont a primeira cidade do Brasil a comemorar, dignamente, em 23 de outubro de 1936, o Dia do Aviador.


Túnel do tempo do dia


  • 1906 - Santos Dumont faz, em Bagatelle, voo de cerca de 60 metros a aproximadamente 2 metros do chão, com o 14-bis, conquistando a "Taça Archdeacon", sendo considerada a primeira vez que uma aeronave desliza e decola utilizando apenas suas próprias forças.
  • 1917 - Primeira Guerra Mundial: cargueiro brasileiro Macau é torpedeado por um submarino alemão.
  • 1943 - Publicado pela primeira vez na revista O Cruzeiro, o quadrinho do personagem O Amigo da Onça.
  • 1944 - Segunda Guerra Mundial: Batalha do Golfo de Leyte, é a maior batalha naval da história em que a Marinha dos Estados Unidos impõe pesada derrota à Marinha Imperial Japonesa.
  • 1953 - O estado de Santa Catarina homenageia a simbologia republicana inserindo o barrete frígio em sua bandeira.
  • 1993 - A banda de grunge, Nirvana, apresenta no Aragon Ballroom em Chicago, Illinois, a versão mais conhecida da canção You Know You're Right antes do lançamento oficial em 2002.
  • 1995 - Yolanda Saldívar é considerada culpada pelo assassinato da cantora Selena. Três dias depois, é condenada à prisão.
  • 1997 - A Bolsa de Valores de Hong Kong, uma das maiores do mundo, cai 10,4%. A crise se espalha pelo resto do mundo, com as bolsas sofrendo enormes quedas.
  • 1998 - Assinado o Memorando de Wye River, resultante do encontro que o presidente norte-americano Bill Clinton arranjou entre os líderes Benjamin Netanyahu e Yasser Arafat.
  • 2001 - Anúncio da comercialização do iPod.
  • 2005 - Referendo Sobre a Proibição do Comércio de Armas e Munição no Brasil que deu a vitória à Frente parlamentar pelo direito à legitima defesa (vitória do "não").
  • 2008 - Primeiro show da banda de rock Paramore no Brasil em São Paulo.
  • 2011 - O Conselho Nacional de Transição da Líbia confirma o final da Guerra Civil no país.

Arquivo Jornal O Resumo
  • 2013 - Instituído o digito nove nos celulares
Relembre clicando aqui
  • 2014 - Mulher é assassinada a pedradas e pauladas em Cabo Frio
Relembre clicando aqui


Bom dia e bom final de semana


Ariel Villanova
O seu amigo de todos os dias