Buscando a notícia para você desde 2007 - Ano 10 - 2017 -

Bom dia com Ariel Villanova - Fatos e Informações de 19 de novembro

Hoje dia 19 de novembro de 2015, quarta-fera. Estamos na Primavera com a Lua Crescente com sua visibilidade em 50% sendo denominado primeiro quarto para a Lua Cheia. Faltam 42 dias para o fim do ano. O signo e o escorpão. Nascdos hoje como você, Bianca Comparato, Calvin Klein, Flávio e Gustavo Mendonça, Jodie Foster, Luisa Thiré, Marcelo Travesso, Márcia Peltier, Meg Ryan e Narjara Turetta, o dia será com Energias mais intensas tocam seu mundo emocional indicando mudanças em algumas situações e sentimentos. É hora de deixar para trás algumas pessoas e acontecimentos que fazem parte de seu passado. Mantenha a calma e o equilíbrio através da meditação.

O conselho do dia com o proverbio do dia é:

A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará.
Provérbios 19:5

Fique sabendo que hoje o Conselho de Ética começa a analisar hoje o parecer preliminar sobre o processo contra Eduardo Cunha. O presidente da Câmara é acusado de ter mentido à CPI da Petrobras, quando afirmou não ter contas no exterior.

O Corinthians pode ser hexacampeão brasileiro hoje ao enfrentar o Vasco, no Rio. Se vencer assegura o título, sem depender do resultado de São Paulo x Atlético-MG.

Sai hoje a taxa de desemprego medida pelo IBGE referente ao mês de outubro. Nos mês anterior, o índice manteve-se estável em 7,6%, mas a população desocupada cresceu 56,6% em relação a 2014.

O IBGE também divulga hoje a prévia da inflação oficial de novembro. Nos primeiros 10 meses, o indicador está em 8,49%, bem acima da meta do Banco Central (6,5%).

Hoje é dia de estreias no cinema. Entre os filmes que entram em cartaz, os destaques são “Jogos vorazes: a esperaçança – o final” e “Chatô”.

Na maior parte do Nordeste e em algumas áreas do Norte do país o tempo deve seguir quente e firme. A chuva continua a atingir o sul do MS, grande parte de RS, SC e PR, região metropolitana de SP, parte de MG e região serrana do RJ de forma intensa, com previsão de ventanias e granizos. Veja a previsão do tempo nas principais capitais clicando aqui.

Mesmo diante da pressão de deputados, o Congresso decidiu, nesta quarta-feira, manter o veto da presidente Dilma Rousseff à possibilidade de fazer doações de empresas a candidatos e a partidos políticos. A proposta recebeu 220 votos de deputados pela derrubada, 190 pela manutenção e cinco abstenções. Não chegou a ir à votação pelo Senado.


Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1762 da Mega-Sena, sorteado na noite desta quarta-feira, em Santo Anastácio, interior de São Paulo. Com isso, o prêmio que de R$ 130 milhões, que já seria o maior do ano, acumulou — e no próximo sábado pode pagar R$ 170 milhões. Veja aqui quais os números sorteados nesta quarta.


Foto: Adriana Franciosi

Hoje é
  • Dia da Bandeira Nacional

Significado




Dia da Bandeira Nacional

No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares.

A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista, ou seja, a construção identitária do povo brasileiro, a identidade nacional.

As bandeiras não são restritas a serem simbologias somente do Estado-nação, ou de algum país, mas existem bandeiras que representam diversas regiões que integram o país e diferentes instituições e esferas sociais. Existem bandeiras que simbolizam times de futebol, torcidas organizadas, cidades, Estados, instituições religiosas e governamentais como cidades, exército, além das instituições comerciais, bandeira de uma empresa.

Temos notícias de que as primeiras bandeiras foram visualizadas na antiguidade, eram utilizadas nos exércitos como meio de reconhecimento entre os diversos soldados. Atualmente, no mundo contemporâneo, todo Estado-nação possui uma bandeira nacional que representa e dá unidade à nação, ou seja, unifica diferentes povos. Dessa maneira, a instituição da comemoração do dia da bandeira acrescentou mais um elemento simbólico na construção da identidade nacional.

Leandro Carvalho
Mestre em História


Túnel do Tempo do dia 

  • 461 - É eleito o Papa Hilário.
  • 1492 - Vicente Yáñez Pinzón, navegador espanhol, codescobridor da América como capitão da caravela La Niña, na primeira expedição de Cristóvão Colombo.
  • 1807 - Humphry Davy escreve à Sociedade Real Britânica sobre as propriedades do elemento que acaba de descobrir, o potássio.
  • 1807 - Junot cruza a fronteira portuguesa dando início à 1ª invasão francesa.
  • 1819 - Inauguração do Museu do Prado em Madrid, Espanha.
  • 1863 - O presidente americano Abraham Lincoln dedicou o Gettysburg Adress a todos os soldados americanos mortos na Batalha de Gettysburg.
  • 1882 - Fundação da cidade de La Plata.
  • 1889 - O governo provisório brasileiro baixa os primeiros decretos, regulamentando a bandeira, o brasão de armas, o hino e o selo nacionais.
  • 1906 - Comemora-se pela primeira vez o Dia da Bandeira no Brasil.
  • 1910 - Chegada dos missionários da Assembleia de Deus no Brasil.
  • 1946 - Afeganistão, Islândia e Suécia são admitidos como Estados-Membros da ONU.
  • 1964 - Primeira votação do documento Lumen Gentium no Concílio Vaticano II.
  • 1966 - Lacerda e Juscelino emitem a Declaração de Lisboa, onde afirmam a intenção de trabalhar juntos numa frente ampla de oposição.
  • 1969 Os astronautas da missão Apollo 12, Charles Conrad e Alan Bean, alunaram.
  • 1977 - O Voo TAP Portugal 425 falha a aterragem e despenha-se no Aeroporto do Funchal, morrendo 131 pessoas.
  • 2000 - No Japão, o presidente do Peru, Alberto Fujimori, anuncia a sua renúncia ao cargo.
  • 2002 - O petroleiro Prestige parte-se em dois e afunda-se ao largo da costa da Galiza, dando origem à maior catástrofe ambiental da história de Portugal e Espanha.
  • 2010 - Explosão em mina na Nova Zelândia soterra 29 mineiros.
  • Esporte
  • 1969 - Pelé marca o seu milésimo gol, às 23h11, na sua 909ª partida, realizada no Maracanã, no jogo Vasco 1 x Santos 2.
  • 1980 - O São Paulo FC conquista o título do Campeonato Paulista de futebol.
  • 2006 - O São Paulo FC conquista o título do Campeonato Brasileiro de futebol.



Bom dia para geral


Ariel Villanova
O seu amigo de todos os dias