Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

Bom dia com Ariel Villanova - Fatos e Informações de 23 de novembro

Uma boa segunda-feira para todos. Bom dia para você meu amigo e você minha amiga de todos os dias. Hoje dia 23 de novembro. Faltam 1 mês e 8 dias para o fim do ano. Estamos na estação primavera, a lua é a crescente quase lua cheia com a visibilidade em 90%. O signo é o Sagitário que começou sábado da 22. Este signo está entre os dias 22/11 e 21/12. Para você que é sagitariano como André di Biase, Carlinhos Brown, Elizabeth Savalla, Maria Gladys, Milley Cyrus, Vincent Cassel, o dia o Sol em seu signo, unido a Mercúrio e Saturno, marca o início de um novo ano astral que certamente começa com excesso de responsabilidades. Você estará mais sério e comprometido durante todo o ano astral. O momento envolve a possibilidade de um novo projeto. O conselho do dia com o proverbio do dia é :

"Não comas o pão daquele que tem o olhar maligno, nem cobices as suas iguarias gostosas. Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. Come e bebe, te disse ele; porém o seu coração não está contigo. Vomitarás o bocado que comeste, e perderás as tuas suaves palavras."
Provérbios 23:6-8

Fique sabendo que hoje 139 concursos públicos no país estão com inscrições abertas. São 14.697 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 26.125,17 no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Dica é pesquisar na internet para não ficar de fora.




A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga hoje os dados de outubro da indústria. Em setembro, o faturamento da indústria caiu 8,4%, na comparação com setembro do ano passado.

O candidato governista Daniel Scioli, da Frente para a Vitória, reconheceu a derrota para Mauricio Macri, oposicionista da Aliança Cambiemos, no segundo turno das eleições presidenciais na noite deste domingo. A vitória de Macri representa o fim de 12 anos de governo kirchnerista. O Brasil poderia seguir o exemplo.


Em sua conta do Twitter, a polícia francesa pediu para que entre em contato quem tiver informações sobre o terceiro autor morto nos atentados cometidos em 13 de novembro no Stade de France. O homem se explodiu nas proximidades da porta H do estádio.


Com o abastecimento pelo Rio Doce suspenso desde o dia 18, a comunidade de Olívio Zanotelli, uma das vilas mais carentes da cidade de Colatina (ES) recebeu os primeiros galões de água mineral somente após cinco dias. O Exército faz a entrega, organiza filas gigantescas e monitora para que não haja confusão.


Foto: Anderson Fetter / Agência RBS


Hoje é

  • Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil


Significado


Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil

23 de novembro, comemora-se, em todo país, o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. A data tem por objetivo estimular ações preventivas e educativas associadas à doença, promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças com câncer, além de difundir os avanços técnico-científicos relacionados à doença e estimular o apoio para crianças e seus familiares.

“A experiência do câncer é difícil para qualquer pessoa, seja acompanhando o sofrimento de um parente próximo ou vivenciando o processo de cura e tratamento. A situação se torna ainda mais delicada quando o paciente é uma criança.. Muitos pais se sentem responsáveis pela doença, pensando que poderiam ter feito algo para evitar o quadro”, explica o médico oncologista da Oncomed BH, Dr. Amândio Soares.

Fato é que câncer em crianças e adolescentes, felizmente, é mais raro. No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, em 2012 (ano da última pesquisa), ocorreram 11.530 novos casos da doença.

Os tipos mais comuns, de acordo com Dr. Amândio Soares, da Oncomed BH, incluem as leucemias (33%), tumores do sistema nervoso central (20%), linfomas (12%), neuroblastomas (8%), tumor de wilms (6%), tumores de partes moles (6%), tumores ósseos (5%), retinoblastoma (3%), tumores germinativos (9%).

As causas do surgimento de tumores nas crianças estão mais ligadas a fatores genéticos específicos. Além disso, algumas condições genéticas aumentam a incidência de certos tipos de câncer, como a relação entre crianças diagnosticadas com Síndrome de Down e a leucemia. “Na maioria dos casos, não se conhece a causa. Alguns são devidos a predisposição genética. Não existe associação com tabagismo, etilismo, hábitos de vida como ocorrem em adultos”, explica o médico.

Não existe um método preventivo específico para o câncer em crinças e jovens, mas é de extrema importância que os pais levem seus filhos a consultas periódicas com o pediatra e relatar qualquer alteração no comportamento ou corpo da criança. “Perda de peso, palidez, anemia, febre baixa constante, dor óssea ou nas juntas sem histórico de trauma no local e massas abdominais são alguns indicadores de tumores em crianças”, pontua Dr. Amândio.

O tratamento depende do tipo específico do câncer. Assim como nos adultos, existem várias modalidades de tratamento como a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia que podem ser usadas em conjunto ou não. “A resposta ao tratamento é boa na maioria dos casos, sendo observadas taxas de sobrevida em cinco anos em torno de 80%”, finaliza o médico

www.aaccmt.org.br/

Túnel do Tempo do dia


  • 1891 — Primeira Revolta da Armada: o almirante Custódio de Melo ameaça bombardear a cidade do Rio de Janeiro, forçando a renúncia do presidente Deodoro da Fonseca.
  • 1903 — Olinto De Pretto apresenta o ensaio "Hipótese do éter na vida do universo", que segundo alguns estudiosos italianos, foi incorporada por Albert Einstein para criação da Teoria da relatividade.
  • 1913 — Fundação da Universidade Federal de Itajubá, a primeira universidade tecnológica do Brasil, sendo a décima escola de engenharia do país.
  • 1925 — Os negócios do falsário Artur Virgílio Alves dos Reis começam a despertar a atenção do jornal O Século.
  • 1961 — Um jato Comet 4 de prefixo LV-AHR das Aerolineas Argentinas cai logo após decolar do Aeroporto Internacional de Viracopos, na cidade de Campinas, provocando a morte de 52 pessoas.
  • 2005 — Ellen Johnson Sirleaf torna-se a primeira mulher a governar um país africano, ao derrotar o ex-futebolista George Weah nas eleições presidenciais da Libéria.
  • 2012 — A companhia aérea brasileira WebJet Linhas Aéreas é extinta pela Gol Linhas Aéreas Inteligentes, provocando o desligamento de 850 funcionários.


Arquivo do Jornal O Resumo



Bom dia e boa semana para todos e até amanhã


Ariel Villanova
O seu amigo de todos os dias