Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

Bom dia com Ariel Villanova - Fatos e Informações de 18 de dezembro

"Sou brasilerooooooo com muto orguuuuulho, com muito amooooorr". 
Amigos, mas um brasileiro campeão. O "pico é nosso". Bom amigos!!! Hoje dia 18 de dezembro de 2015, sexta-feira. Faltam 13 dias para o fim do ano. Estamos com a Lua crescente com 50% de sua visibilidade, sendo assim formando o Primeiro Quarto indo para a Lua Cheia. O signo de hoje é o Sagitário. Parabéns para os aniversariantes de hoje, como você, Brad Pitt, Christina Aguilera, Keith Richards, Steven Allan Spielberg e
Katie Holmes.

O Conselho do dia com o proverbio do dia é:

O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua.
O espírito do homem susterá a sua enfermidade, mas ao espírito abatido, quem o suportará?
O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria.
Provérbios 18:13-15

Fique sabendo que hoje o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, terá encontro com jornalistas hoje pela manhã. Ele pode oficializar sua saída do governo, como anteciparam os blogueiros do G1 Gerson Camarotti e Cristiana Lôbo.

Banco Central divulga o Índice de Atividade Econômica do Brasil em outubro. Considerado a “prévia do PIB”, ele apontou que a economia brasileira está longe de sair da recessão. Está há 4 trimestres no negativo.


Mais um brasileiro campeão no surf.



O IBGE divulga os dados de emprego na indústria de outubro. O Brasil registrou queda em todos os meses do ano até agora.

Sai hoje a inflação brasileira de 2015 pelo IPCA-15. O indicador do IBGE é uma prévia da inflação oficial. Até novembro, era a maior taxa em 19 anos.

Ministério do Trabalho divulga o balanço de demissões e contratações em novembro. Em 2015, o governo registrou 7 meses seguidos de mais fechamento de vagas com carteira assinada.

O banqueiro André Esteves pode deixar Bangu 8. E o senador petista Delcídio do Amaral (MS) pode ser transferido para um quartel da PM. Ambos foram presos, suspeitos de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.

Há alerta de chuvas fortes no sul do RJ, leste de SP, região do Vale da Paraíba, sul e Zona da Mata de MG, PR, SC e RS. O tempo deve ficar aberto no centro leste de RR, parte do AM, noroeste do PA, boa parte do AP, grande parte do TO, região Centro Oeste e em boa parte de SP e no triângulo mineiro. Veja a previsão do tempo para hoje nas capitais do país e no mundo. Clique no menu "TEMPO"

O Supremo Tribunal Federal (STF) avalizou na quinta-feira as principais teses defendidas pelo governo no rito do processo de impeachment no Congresso. Por maioria, os ministros decidiram que a maneira como foi formada a comissão especial na Câmara (com candidaturas avulsas) é inconstitucional. Com isso, a tendência é de que tenha de ser realizada uma nova eleição, com deputados indicados pelos partidos, para dar sequência à ação.


Foto: Carlos Humberto / STF,Divulgação

Suíça diz que transferiu todos os documentos sobre Cunha ao Brasil

O Ministério Público (MP) da Suíça afirmou que transferiu ao Brasil, "de forma definitiva", todos os documentos e detalhes de contas bancárias encontradas em nome do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Porém, não especificou quando essa transferência total teria ocorrido.


Foto: J. Batista / Câmara dos Deputados

Hoje é 

- Dia Internacional do Migrante
- Dia Nacional do Museólogo

Significado





Dia Internacional do Migrante

No dia 18 de dezembro assinala-se o Dia Internacional dos Migrantes, que se celebra desde 1990, data em que a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Convenção Internacional para a Proteção dos Direitos de todos os Trabalhadores Migrantes e suas Famílias e, em 2000, este dia foi proclamado Dia Internacional dos Migrantes.

Desde então, o dia 18 de dezembro tem sido celebrado como uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a necessidade de proteger os direitos dos imigrantes e emigrantes em todo o mundo, construindo um mundo mais tolerante.

Em 2015, a representação em Lisboa da Organização Internacional para as Migrações (OIM) juntou-se à secção de Portugal do Centro Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC) e à Câmara Municipal de Lisboa (CML) para promover a campanha internacional – I’m a Migrant (Sou um migrante) e uma vigília para relembrar os desafios enfrentados pelos migrantes no mundo inteiro.
A Vigília está agendada para sexta-feira, dia 18 de dezembro, a partir das 18 horas, na Praça do Município, em Lisboa.

O ano de 2015 ficará marcado pela dramática pressão migratória e de refugiados e, neste contexto, a campanha online - I am a migrant tem como objetivo combater a xenofobia contra os migrantes, através da recolha de histórias sobre as suas experiências, contadas nas suas próprias palavras.

Dia Nacional do Museólogo

Conhecer a história de períodos antigos, personalidades ou mesmo de temáticas variadas: tudo isso é possível quando visitamos um museu e, pode ter certeza, é uma experiência enriquecedora!

Um museu é a instituição dedicada a coletar, conservar, estudar e expor objetos de interesse duradouro, que pode ter grande valor artístico, histórico, científico, etc. O conjunto de objetos que um museu abriga é chamado de acervo.

Quando falamos de cultura e aprendizagem, os museus assumem funções das mais diversas e envolventes. O ser humano tem necessidade de manter a memória dos fatos e ocorrências do cotidiano, até mesmo para entender melhor a atualidade e os museus abrem as portas para esse conhecimento.

O trabalho desenvolvido em um museu, possibilita a criação de uma identidade cultural, assumindo um significado especial, pois nele os objetos contam histórias, revelam-nos o como viviam as pessoas, mostram as expressões artística de diferentes épocas, como se dá o desenvolvimento científico, enfim, mostram um mundo de conhecimento.

Muitos profissionais trabalham em um museu, mas a figura do museólogo é fundamental em qualquer um deles. Esse profissional é o responsável por classificar, conservar e expor peças de valor histórico, artístico, cultural e científico. Sua função é transmitir e divulgar conhecimento, desenvolvendo ações culturais sobre acervos.

Além disso ele tem que planejar e executar tarefas de documentação, arquivamento e conservação de todos os objetos e/ou obras artísticas existentes em um museu. Por sua importância foi criada uma data só para homenagear essa profissão: 18 de dezembro é o Dia do Museólogo.

A grande maioria dos museus é aberta ao público, mas quando for visitar algum museu é importante pesquisar com antecedência o horário de funcionamento, além de informações gerais sobre como funcionam as visitas.

Tipos de Museus

Como os acervos dos museus são muito diversificados, não existe uma definição específica a respeito de como classíficá-los, mas abaixo há uma classificação mais ou menos comum:

Museu Histórico: são aqueles em que no acervo prevalece a relevância histórica do seu acervo. Ex.: Museu Histórico de Ribeirão Preto Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro.

Museu de Arte: a característica do acervo são obras de arte, como esculturas, pinturas, etc. Ex.: Museus de Arte de São Paulo - MASP, Museu de Arte do Rio de Janeiro - MAR.

Museus de Ciência: nestes museus o acervo é voltado para o ensino da ciência sua história e formas de aprendizagem das ciências de modo geral. Ex.: Estação Ciência da USP São Paulo; Museus de Zoologia, USP São Paulo.

Museus Biográficos: são aqueles cujo acervo pertenceu ou foi produzido por uma só pessoa. Ex.:Museu Lasar Segal em São Paulo; Museu de Portinari em Brodósqui.

Museus Comunitários/Ecomuseus: são aqueles em que o acervo mostra a história e preservação da região em que se encontra, seu ambiente cultural, social e espacial. É mais voltado para a comunidade de onde está inserido, do que para visitantes de fora. Ex.:Eco Museu de Itaipu.

Museus de Bairro/ Cidade: o seu enfoque de seu acervo é a história e a cultura de uma localidade para resgatar sua memória. Ex.: Museu da Cidade em São Paulo.

Museus Temáticos: nestes museus o acervo é voltado somente para um tema. Ex.: Museu do Café; Museu do Índio; MIS - Museu da Imagem e do Som.

Museus interdisciplinares: possuem diferentes tipos de coleções. Ex.: Museu Dinâmico e Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá - PR.

Museus Virtuais: como não é possível conhecer todos os museus do mundo, alguns disponibilizam seu acervo em ambiente virtual, é o caso do Museu Casa de Portinari, Museu Oscar Niemeyer e o Museu da Pessoa. Para conhecer mais museus virtuais clique aqui.

Muito estranho! A criatividade marca alguns museus que é difícil imaginar que existe, mas… eles existem!

Segue aqui alguns exemplos de acervos bizarros que podemos encontrar mundo afora: Museu do Assento Sanitário - fica em San Antonio, no Texas (EUA) e em seu acervo podemos encontra a maior coleção de assentos sanitários das mais variadas formas, cores e decorações, Museu Parasitológico de Meguro, em Tóquio, Japão - dedicado a todas as formas de parasitas desde carrapatos a vermes, peixes infectados, répteis doentes, tudo encapsulado em frascos de formol; Museu Internacional de Criptozoologia, Portland/Oregon, EUA - lá estão mais de dez mil itens dedicados ao estudo de animais ocultos ou desconhecidos, ou seja, até agora eles só existem em lendas, um exemplo é um suposto bebê “Pé Grande” e dezenas de moldes de gessos supostamente feitos a partir de pegadas deste “ser” tão famoso nos Estados Unidos.

Museus em toda parte

Se você está programando suas férias ou um final de semana de muita informação e conhecimento, consulte a lista de museus no Brasil e no mundo.

Curiosidade O primeiro museu do Brasil é o Museu Nacional, criado no Rio de Janeiro em 1818, por D. João VI.

Dicas para o Professor

Os museus são, antes de tudo, espaços de educação e cultura, portanto vale a pena explorar com seus alunos os museus da região. Há sempre facilidades para as escolas na maioria dos museus e é importante aproveitar essas oportunidades.

Para explorar o conteúdo trabalhado e as visitas realizadas nos museus você pode solicitar relatório, apresentações em sala de aula e debates sobre temas específicos.

Explorar os museus virtuais com os alunos também pode ser um caminho para pesquisas específicas com conteúdo de qualidade.

Enfim, os museus são salas de aulas dinâmicas e ajudam muito o planejamento dos professores.

Túnel do Tempo do dia

  • 1892 — Estréia do ballet O Quebra-Nozes.
  • 1906 — Elevação a distrito de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, Brasil.
  • 1945 — O Uruguai é admitido como Estado-Membro da ONU.
  • 1954 — Criação do município de Não-Me-Toque (Rio Grande do Sul, Brasil).
  • 1956 — O Japão é admitido como Estado-Membro da ONU.
  • 1960 — Criação das hoje Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • 1971 — Dólar é desvalorizado pela segunda vez na história dos Estados Unidos.
  • 2005 — Início de atividade do vulcão Kilauea, Havaí, Estados Unidos.
  • 2008 — Madonna se apresenta em São Paulo em sua turnê Sticky & Sweet Tour
  • 2013 --- O Raja Casablanca vence o Atlético Mineiro por 3 a 1 no Mundial de Clubes.



Bom final de semana
Ariel Villanova