Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

Bom dia com Ariel Villanova - Fatos e Informações de 25 de janeiro

Bom dia leitores amigos de todos os dias!!! Dia Internacional da preguiça. Segunda-feira, dia 25 de janeiro de 2016. 
Jogos Olímpicos de 2016, no Brasil - Rio, faltam 193 dias. 

Estamos com a Lua Cheia. Amanhã entraremos na minguante.
Quem nasce hoje, parabéns, você é de Capricórnio. Parabéns, leitores de nossa coluna aniversariando, se sintam abraçados. 

Hoje é Dia de que.
- Dia da Fundação da cidade de São Paulo
- Dia do Carteiro
- Dia Nacional da Bossa Nove 
( Veja o significado abaixo )

Conselho do dia com o proverbio do dia.
Não te precipites em litigar, para que depois, ao fim, fiques sem ação, quando teu próximo te puser em apuros.
Pleiteia a tua causa com o teu próximo, e não reveles o segredo a outrem,
Para que não te desonre o que o ouvir, e a tua infâmia não se aparte de ti.
Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.
Provérbios 25:8-11

(LITIGAR : Jurídico. Possuir litígio: litigar sobre uma propriedade; depois de conselhos especializados, decidiu litigar. 
Contestar (algo) através de disputa; contender: os mais prejudicados pelas enchentes litigam por melhorias no barro; os dois partidos litigam há muito tempo; dúvidas litigavam em sua mente. (Etm. do latim: litigare)

Fique sabendo que hoje
Após o adiamento da última sexta-feira (22), 10 testemunhas começam a série de depoimentos à Justiça Federal da Operação Zelotes. Lula estava na lista, mas a Justiça o liberou depois que a defesa de um dos réus aceitou que o ex-presidente fosse dispensado.

Educação
O MEC divulga a 1ª chamada de pré-selecionados para o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados estarão disponíveis no site, na central de atendimento telefônico e nas instituições de ensino que integram o programa. Até sexta-feira, o programa tinha registrado 1,45 milhão de inscritos.

São Paulo 462 anos
São Paulo completa 462 anos e o G1preparou uma série de reportagens para lembrar o aniversário da metrópole, além de uma cobertura especial em Tempo Real das comemorações pela cidade.

Campus Party
Nessa semana começa a Campus Party 2016, evento de tecnologia que vai até o próximo domingo (31) no Anhembi, em São Paulo. Além de palestras, o evento terá workshops, oficinas e paineis.

Fique ligado - Concursos
Pelo menos 143 concursos públicos no país estão com inscrições abertas e reúnem 33.312 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 27.500,17. Veja mais oportunidades na internet.

Futebol
Corinthians e Flamengo decidem hoje quem será campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A final inédita do torneio está marcada para as 10h no estádio do Pacaembu, em São Paulo. O time paulista tenta a 10ª conquista e os cariocas buscam o 3º título.

Dia da Fundação da Cidade de São Paulo
São Paulo é um município brasileiro, capital do estado de São Paulo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano, da lusofonia e de todo o hemisfério sul. São Paulo é a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa, por parte doGlobalization and World Cities Study Group & Network (GaWC). O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é "Non ducor, duco", frase latina que significa "Não sou conduzido, conduzo".

Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques emuseus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, a São Paulo Fashion Week e a Parada do orgulho LGBT.

O município possui o 10º maior PIB do mundo, representando, isoladamente, 10,7% de todo o PIB brasileiro e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, além de ter sido responsável por 28% de toda a produção científica nacional em 2005. A cidade também é a sede da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa), a segunda maior bolsa de valores do mundo em valor de mercado. São Paulo também concentra muitos dos edifícios mais altos do Brasil, como os edifíciosMirante do Vale, Itália, Altino Arantes, a Torre Norte, entre outros.

São Paulo é a sétima cidade mais populosa do planeta e sua região metropolitana, com cerca de 20 milhões de habitantes, é a oitava maior aglomeração urbana do mundo. Regiões ao redor da Grande São Paulo também sãometrópoles, como Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba; além de outras cidades próximas, que compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como Sorocaba e Jundiaí. Esse complexo de metrópoles — o chamado Complexo Metropolitano Expandido — ultrapassa 30 milhões de habitantes (cerca de 75% da população do estado) e forma a primeira megalópole do hemisfério sul

Dia do Carteiro
O Dia do Carteiro é comemorado anualmente no dia25 de janeiro e homenageia uma profissão mais antiga do que muitos imaginam. Em 2013 se comemoram 350 anos de atividade postal no Brasil.

Mensageiros sempre existiram, desde a antiguidade, mas a profissão de carteiro como a conhecemos hoje, é bem mais recente. Apesar de muitas mensagens hoje em dia serem enviadas eletronicamente, o carteiro continua desempenhando um papel fundamental na sociedade atual.
Origem do Dia do Carteiro

O dia 25 de janeiro foi escolhido como Dia do Carteiro porque foi nessa data que o Correio-Mor foi criado, no ano de 1663. Luiz Gomes da Matta Neto foi o nome do primeiro "carteiro" do Brasil. Ele já atuava como Correio-Mor em Portugal, passando depois a ser o responsável no Brasil pela troca de correspondências da Corte portuguesa.

A profissão de carteiro tal como a conhecemos hoje, só apareceu em 1835, quando começaram a entregar correspondência nos domicílios. Até essa data as pessoas usavam mensageiros, bandeirantes ou escravos para levarem suas mensagens de um lugar para o outro.

Hoje, existem cerca de 50 mil carteiros trabalhando nos Correios do Brasil.
Mensagem Dia do Carteiro
"O carteiro leva mensagens de amor, de alegria e de prazer, e quanta mensagem triste ele entrega sem saber!"
Obrigado, Senhor Carteiro, por ser tão profissional. Sem saber você já levou meu coração em muitas cartas, e já trouxe muito amor dentro de muito envelopes.
Poema ao Carteiro

Ao amanhecer de cada dia
inicia-se uma nova missão,
para o nosso amigo Carteiro
considerado um grande guerreiro
trabalhando por nossa população.

Parabéns a todos os Carteiros
pela passagem desse seu dia,
pois mesmo com as dificuldades
encontradas por toda a cidade
trabalham sempre com alegria.

Faço agora o nosso reconhecimento
como uma forma de agradecimento
por esse trabalho tão fundamental...

...que faz do Carteiro um grande amigo
que por nós jamais será esquecido
por ser também, um grande profissional!

Dia Nacional da Bossa Nova
Há 53 anos, o baiano João Gilberto gravava a canção "Chega de Saudade", de Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes. Quatro anos mais tarde, a mistura de samba com influências do jazz americano chegava a mais importante casa de espetáculos do mundo, o Carnegie Hall, em Nova York. Era a Bossa Nova garantindo seu lugar na história da música.

Para homenagear um dos movimentos culturais mais importantes da história do país, o Congresso aprovou em março de 2009 projeto (que resultou na lei 11.926, de 17 de abril de 2009 - clique aqui) instituindo o Dia Nacional da Bossa Nova, a ser celebrado no dia 25 de janeiro. A data coincide com o aniversário de um de seus principais expoentes, o maestro Tom Jobim.

Surgida nos bares e apartamentos de Copacabana, a Bossa Nova garantiu à música popular brasileira projeção internacional. Um de seus maiores clássicos, Garota de Ipanema, de Tom e Vinicius, é até hoje uma das canções mais executadas e regravadas em todo o mundo. Além de Tom, Vinicius e João Gilberto, foi marcante no movimento a participação de Carlos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Roberto Menescal, Marcos Valle, Dori Caymmi, Edu Lobo, Francis Hime, Carlos Lyra, Nara Leão, Baden Powel, entre outros.

Antonio Carlos Jobim, o homenageado, nasceu no Rio de Janeiro em 1927. Encontrou em Vinicius de Morais, o "poetinha", um de seus parceiros mais constantes, a partir da trilha sonora da peça Orfeu da Conceição, de 1956. Suas composições foram gravadas pelos maiores intérpretes brasileiros do seu tempo. Em 1967, gravou um LP com o norte-americano Frank Sinatra. No piano, produziu algumas das mais belas obras do cancioneiro nacional, como Águas de Março e Passarim, até sua morte, em 1994.

O trecho a seguir se encontra no livro A Onda que se Ergueu no Mar, sobre a história da Bossa Nova, do jornalista e crítico musical Ruy Castro.


"Todas as vezes que Tom abriu o piano, o mundo melhorou. Mesmo que por poucos minutos, tornou-se um mundo mais harmônico, melódico e poético. Todas as desgraças individuais ou coletivas pareciam menores porque, naquele momento, havia um homem dedicando-se a produzir beleza. O que resultasse de seu gesto de abrir o piano - uma nota, um acorde, uma canção - vinha tão carregado de excelência, sensibilidade e sabedoria que, expostos à sua criação, todos nós, seus ouvintes, também melhorávamos como seres humanos."



Já que hoje também é aniversário de São Paulo, vale lembrar a música que Tomem homenagem à metrópole paulista, confira abaixo a letra.

_______________


Te amo São Paulo
Tom Jobim
Composição: Antonio Carlos Jobim

São Paulo, te amo
Te amo, São Paulo
Na tarde tão fria
Busquei teu calor,
teu amor em São Paulo
São Paulo, te amo
Pasión de mi vida
I love you, querida
Je t'aime São Paulo
Io ti amo São Paulo
I love you
Te amo, São Paulo
Te amo
Te adoro, te adoro
São Paulo, São Paulo,
São Paulo
Laiala laia la
Sonhei com você
em São Paulo



Fonte : Agência Senado
Arte : Demys Brandão



Túnel do Tempo do dia

  • 817 — É eleito o Papa Pascoal I.
  • 1554 — Fundação da cidade de São Paulo, Brasil.
  • 1873 — Fundação da cidade de Paraisópolis, Minas Gerais, Brasil.
  • 1881 — Alexander Graham Bell e Thomas Edison formam a Companhia Telefônica Oriental.
  • 1890 — A jornalista Nellie Bly é enviada numa viagem ao redor do mundo.
  • 1890 — Assinado o Tratado de Montevidéu, que solucionou a Questão de Palmas entre o Brasil e a Argentina.
  • 1924 — Começam em Chamonix, França (nos Alpes Franceses), os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno.
  • 1934 — Fundação da Universidade de São Paulo.
  • 1949 — É realizada a primeira cerimônia de entrega do Prêmio Emmy.
  • 1969 — Anos de chumbo: Carlos Lamarca, capitão do Exército Brasileiro, foge do quarto Regimento de Infantaria, levando consigo dez metralhadoras INA ponto quarenta e cinco, e sessenta e três fuzis automáticos leves (Fal).
  • 1970 — Inauguração da TV Gazeta, canal 11 de São Paulo
  • 1983 — O Papa João Paulo II faz publicar as Constituições Apostólicas Sacrae Disciplinae Leges
  • 1984 — Acontece em São Paulo grande comício em prol da campanha pelo voto direto.
  • 1994 — Lançada a Sonda Clementine.
  • 2006 — Publicação da primeira encíclica do Papa Bento XVI, Deus Caritas Est.
  • 2007 — Vendido em leilão, em Nova Iorque, a tela de Rembrandt Santiago em Oração por 25 800 000 de dólares.
  • 2012 — Três edifícios comerciais desabam após falha estrutural devido a obras irregulares em um dos edifícios no centro do Rio de Janeiro, nas proximidades do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o qual sofre danos parciais ao ser atingido por destroços.

Bom dia para todos.
Até amanhã


Ariel Villanova
O seu amigo de todos os dias


Foto topo da matéria : Pref. de São Paulo