Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

Bom dia com Ariel Villanova - Fatos e Informações de 29 de janeiro

Ola amigos de todos os dias!!! Hoje dia 29 de janeiro de 2016, sexta-feira. Jogos Olímpicos de 2016, no Brasil - Rio, faltam 189 dias. Estamos com a Lua Minguante com sua visibilidade em 78% diminuindo para lua Nova.
Quem nasce hoje é de Capricórnio. Parabéns, amigos aniversariantes de hoje. 

Hoje é Dia de que.
- Dia da Hospitalidade
- Dia Internacional do Hanseniano.
( Veja o significado abaixo )

Conselho do dia com o proverbio do dia.
O homem que ama a sabedoria alegra a seu pai, mas o companheiro de prostitutas desperdiça os bens.
Provérbios 29:3


Para "Lapidar" a alma.
Clique e leia a "Reflexão de Hoje" 

Fique sabendo que hoje
Termina hoje o prazo de inscrição no Fies. O estudante que pretende concorrer ao financiamento estudantil pode conferir as regras no G1.

Lava Jato
José Dirceu depõe ao juiz Sérgio Moro. O Ex-ministro da Casa Civil é acusado de ser "instituidor e beneficiário" do esquema de propinas da Petrobras.

Potência mundial
Os Estados Unidos divulgam hoje o resultado do PIB de 2015. A maior economia mundial tem crescido em ritmo saúdavel, impulsionada pelos gastos das empresas e dos consumidores. No 3º trimestre, a alta foi de 2%. No 2º, de 3,9%.

Governo anuncia R$ 83 bilhões
Em seu pronunciamento na cerimônia de reinstalação do Conselhão, na quinta-feira, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, defendeu a expansão do crédito adotando sete medidas. Pelos seus cálculos, elas têm potencial de elevar a oferta de crédito em R$ 83 bilhões. Já a presidente Dilma Rousseff defendeu a aprovação da prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU) e da recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) pelo Congresso Nacional.


Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Quatro milhões de pessoas terão zika em 2016
O continente americano deve ter entre três milhões e quatro milhões de casos de zika em 2016. A estimativa é da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS). O cálculo é baseado no número de infectados por dengue, doença transmitida pelo mesmo vetor, em 2015. A organização considerou também a falta de imunidade da população para chegar a esse número.


Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS

Dia da Hospitalidade
Neste 29 de janeiro comemoramos o Dia da Hospitalidade. Ao lembrarmos a data, remetemos a um conceito ainda mais amplo, o do acolhimento. Este, por sua vez, também está associado ao ato de hospedar, apesar de não configurar como exclusivo à atividade. Na verdade, se estende a qualquer setor de comércio, serviços e suas práticas de sociabilidade. Na concepção do turismo, é indispensável, tornando um destino mais caloroso. É algo necessário e deve fazer parte do convívio humano, pois faz o visitante querer voltar. Na hotelaria, é primordial para os profissionais e proprietários dos meios de hospedagem o constante aprimoramento no ato de bem receber. Toda a equipe deve atender às expectativas dos clientes, oferecendo uma hospedagem agradável, equipe solícita e treinada para responder perguntas ou dúvidas de forma ágil, clara e precisa. A arte do bem receber é hoje o item melhor avaliado por turistas estrangeiros sobre o Brasil. Mas o esforço em construir uma boa imagem para o País não depende apenas da hotelaria. As viagens, por lazer, negócios ou eventos, geralmente colocam à prova a capacidade dos destinos. Já a escolha e, consequentemente, a permanência dos visitantes no local requerem inúmeros aspectos. Para isto, existem facilitadores e mudanças importantes a serem realizadas nos destinos. A compreensão e a potencialização da comunidade sobre a importância da atividade de turismo como uma alternativa na entrada de divisas e no incremento da economia local. Em todos os lugares, a qualidade do atendimento costuma ser observado pelo visitante. Boas atitudes repercutem positivamente. A iniciativa pública precisa definir uma política clara e prioritária para a atividade turística. Uma infraestrutura adequada, incluindo estradas transitáveis, conforto e informações nas fronteiras, placas de sinalização nas principais avenidas e rodovias, projetos de revitalização das áreas culturais, opções de lazer e segurança. A hotelaria, em conjunto com o trade, governo e comunidade local, precisa formar parcerias e unir esforços. Integrados vamos superar obstáculos, avançar e receber hospitaleiramente os nossos visitantes.
Presidente do Sindicato Intermunicipal de Hotelaria/RS
Manuel Suarez


Dia Internacional do Hanseniano.
A hanseníase (Mal de Hansen) vulgarmente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa, de evolução crônica, lenta, que afeta nervos e pele, provocando danos severos. A doença tem um passado triste, de discriminação e isolamento de pacientes, devido às deformidades que causava. Felizmente hoje isso já não existe mais, pois ela pode ser tratada e curada.

A hanseníase é causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A transmissão se dá de indivíduo para indivíduo, por germens eliminados pelo portador e que são inalados por outras pessoas, e por contato direto da pele com a ferida de doentes. É necessário, entretanto, que este contato seja íntimo e prolongado para que haja contaminação, por isso a necessidade de examinar sempre os familiares de pacientes com hanseníase.

Um dos primeiros efeitos da lepra, devido ao acometimento dos nervos, é a perda da sensação térmica, definida como a incapacidade de diferenciação entre o quente e o frio no local afetado. O diagnóstico da doença é clínico e laboratorial.

Procurar um médico aos primeiros sinais da doença é fundamental para a indicação do melhor tratamento para cada caso. Somente o médico poderá orientar o paciente em relação aos procedimentos adequados e ao uso de remédios.

A hanseníase tem cura. A terapêutica no Brasil é feita nos Centros Municipais de Saúde (Postos de Saúde) e os medicamentos são fornecidos gratuitamente aos pacientes, que são acompanhados durante todo o tratamento.

Por Gabriela Viturino / Departamento de Comunicação do CFO


Túnel do Tempo do dia


1825 — É fundada a faculdade de medicina do Porto.
1861 — Kansas torna-se o 34º estado norte-americano.
1886 — Karl Benz, inventa o primeiro motor automóvel movido a gasolina.
1888 — Um incêndio destrói o Teatro Variedades de Madri (Espanha).
1890 — Equador e Estados Unidos reconhecem a República do Brasil (v. Proclamação da República Brasileira).
1942 — Homologado o Protocolo do Rio de Janeiro que estabeleceu fronteiras provisórias entre o Equador e Peru.
1943 — Os presidentes Roosevelt, dos EUA, e Getúlio Vargas, do Brasil, se encontram na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Tratam, entre outras, do envio de tropas brasileiras para combater na Europa.
1945 — Fundação do jornal desportivo português A Bola, por Cândido de Oliveira.1948 — O delegado soviético do Conselho de Segurança da ONU, Andrei Gromiko, pede a destruição de todas as bombas atômicas existentes no mundo.
1959 — Os estúdios Disney lançam o longa-metragem A Bela Adormecida, clássico dos desenhos animados.
1960 — O Presidente Juscelino Kubitschek recebe Dwight Eisenhower, presidente dos Estados Unidos, em Brasília. A visita do líder norte-americano foi um dos pontos marcantes de seu governo.
1963 — A Comunidade Econômica Europeia repulsa a petição de ingresso da Grã-Bretanha.
1972 — Fundada, no Espírito Santo (Brasil), a Escola de Samba Unidos de Jucutuquara, uma das maiores do estado, atualmente acumulando 5 títulos (1990, 2002, 2004, 2006 e 2007).
1979 — A província de Cidade Real passa por graves inundações, devido a chuvas torrenciais.
1981 — Adolfo Suárez abandona seu cargo de presidente do Governo espanhol e do partido União de Centro Democrático.
1986 — Um avião DC-3 da Aero califórnia cai perto do aeroporto de Mochis (México), causando a morte de seus 21 ocupantes.
2005 — Gilberto Gil é aplaudido pelo discurso em defesa do Software Livre no Fórum Social Mundial.
2006 — Tempestade de neve no Centro e Sul de Portugal (incluindo Lisboa).



Bom dia.
Bom final de semana


Ariel Villanova
O seu amigo de todos os dias


Foto topo da matéria : Internet