Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2017 -

Bom dia com Ariel Villanova - fatos e Informações de 28 de março

Comi chocolate pra caramba. E você? Comeu muito? Quem comeu pouco nessa páscoa e não gostou do movimento nas vendas foi o comercio. Não foi nada animador para o setor. Este foi o resultado mais fraco dos últimos anos, resume a CNDL, em nota sobre os resultados da Páscoa. Mesmo com essa informação a páscoa foi deliciosa comendo muito chocolate e com muita reflexão. Hoje acordei renovado e espero que tenha acontecido com você também. O chocolate vai dar umas gordurinhas mas essa semana você tira essa semana fechando a boca. rssss.
Bom dia!! Hoje dia 28 de março de 2016, segunda-feira. Para os Jogos Olímpicos de 2016, no Brasil - Rio, faltam 130 dias. Estamos com na Lua Minguante com 86% diminuindo. Estação Outono

Parabéns para os aniversariantes de hoje que são do signo de Peixes. Amanhã passamos para o signo de Aries

Hoje é Dia de que.
- Dia do Revisor e Diagramador
( Veja o significado abaixo )

Conselho do dia com o proverbio do dia. (Somos "Proverbistas")
Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o de caminhos perversos ainda que seja rico.
Provérbios 28:6

Para "Lapidar" a alma.
Clique e leia a "Reflexão de Hoje" 
"Mente e coração em paz"


Fique sabendo que hoje
Grupo de Temer diz ter 80% dos votos para romper com Dilma. Legenda está com os pés fora do governo e deve provar isso com a votação do Diretório Nacional

Futebol
Dunga escolheu Gil e Ricardo Oliveira como os substitutos de David Luiz e Neymar para encarar o Paraguaic na próxima terça-feira (29), em Assunção, pela sexta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.
Foi o que o treinador mostrou no treino de meia hora deste domingo, em Viamão, cidade próxima a Porto Alegre. Este é o primeiro trabalho da seleção brasileira após o empate por 2 a 2 contra o Uruguai, na sexta-feira, em Recife. No sábado, a equipe teve folga.

Governo do Rio estuda parcelar salários de servidores
Sem dinheiro suficiente em caixa, vencimentos podem ser ainda escalonados de acordo com as categorias

Dilma
Ela analisa alternativas para evitar impeachment
Sob intenso cerco político, Dilma Rousseff deixou impressionados os ministros com quem conversou nesta semana. Não sem motivo: com uma frieza a toda prova, ela expôs planos de governo para os próximos dias, meses e até para 2018.


Dinheiro
O tesouro Nacional divulga o relatório da Dívida Pública de fevereiro. Em janeiro, ela caiu 1,54%, para R$ 2,74 trilhões - o primeiro recuo desde outubro.

Concursos

Doze órgãos abrem inscrições para 1 mil vagas, com salários de até R$ 7,6 mil, enquanto a Marinha encerra inscrições para 1.340 vagas de aprendizes-marinheiros. Ao todo, mais de 150 concursos abertos reúnem 27 mil vagas pelo Brasil.

Impeachment
Luís Roberto Barroso, ministro do STF, recebe o presidente da comissão especial do impeachment, Rogerio Rosso, e o relator, Jovair Arantes. Presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia protocola na Câmara novo pedido de impedimento da p

Dia do Revisor e do Diagramador
Digladiar ou degladiar? Empecilho ou impecilho? Discrição ou discreção? Qual a palavra certa? Quem trabalha como revisor, com certeza, sabe qual está escrita de forma errada. Sua função é ler o texto a procura de incorreções, atuando como fiscal da língua e da linguagem. Deve corrigir erros de sintaxe, ortografia e pontuação, apontando o que deve ser ajustado aos padrões gramaticais. Também é responsável pela leitura do texto final impresso, comparando-o com seu respectivo original.

Sem curso superior específico, a função de revisor é normalmente desempenhada por quem é formado em Comunicação Social ou Letras, podendo trabalhar em uma redação de jornal ou revista, editoras de livros e em empresas de tradução.

Com o avanço tecnológico, a profissão de revisor tornou-se rara nos dias de hoje, podendo ser exercida por qualquer pessoa que tenha um revisor ortográfico instalado no computador.
Tecnologia a serviço do diagramador

Na primeira página de um grande jornal, por exemplo, você geralmente encontra títulos e textos, sob responsabilidade do jornalista, além de fotografias e ilustrações, a cargo do fotógrafo e ilustrador, respectivamente. Há quem se preocupe com o todo, indicando o lugar do texto e da imagem na página, de modo harmônico e criativo. Esse alguém é o diagramador - o profissional responsável pela distribuição do material jornalístico no interior das páginas de uma publicação.



Numa editora, o diagramador é quem calcula a quantidade de textos, fotos e ilustrações na página, além do número de páginas da publicação. Também é responsável pela escolha do tipo de letra a ser usado.

Não existe curso superior de diagramação. Apenas disciplinas que fazem parte dos cursos de Comunicação Social, Desenho Industrial e Comunicação Visual, onde se aprendem técnicas específicas para o desenvolvimento do trabalho.

Hoje em dia, o diagramador, seja de jornal, revista ou livro, atua na área de editoração eletrônica, aproveitando o avanço proporcionado pelo desenvolvimento tecnológico. Ferramentas modernas, como os programas de computador Photoshop, Adobe Pagemaker, CorelDraw!, Quarkexpress, auxiliam na execução do seu trabalho.
Revisor e diagramador - funções do jornalista

Segundo o decreto-lei nº 972 de 17 de outubro de 1969 que regulamenta a profissão de jornalista, uma das funções que pode desempenhar é a de revisor, sendo responsável por rever as provas tipográficas das matérias escritas pelos repórteres.

O jornalista também pode atuar como diagramador, devendo planejar e executar a distribuição das matérias, fotos ou ilustrações no interior da página de um jornal ou revista.
Pioneiro na profissão

O famoso escritor brasileiro Joaquim Maria Machado de Assis foi um dos pioneiros na profissão de revisor.

Nascido em 21 de junho de 1839, filho de um pintor de paredes e de uma imigrante portuguesa, atuou na profissão antes de atuar como escritor e jornalista.

Autodidata que se formou na biblioteca do Real Gabinete Português de Leitura, no Centro do Rio, seu primeiro emprego foi de aprendiz de tipógrafo aos 17 anos de idade, começando a escrever durante seu tempo livre.

Sua primeira poesia data dos 16 anos. Machado de Assis se consagra, porém, nove anos mais tarde, com o livro "Crisálida". Suas obras mais conhecidas são "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Dom Casmurro", "Quincas Borba" e "Esaú e Jacó".



Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Túnel do Tempo do dia


  • 193 — O imperador romano Pertinax é assassinado por guardas pretorianos, que depois vendem o trono em um leilão para Dídio Juliano.
  • 364 — O imperador romano Valentiniano I designa, como co-imperador, o seu irmão Valente.
  • 845 — Paris é saqueada pelos vikings, provavelmente sob o comando de Ragnar Lodbrok.
  • 1431 — É feita a leitura dos 70 artigos da acusação de Joana d'Arc em Ruão. Estes setenta artigos sustentavam a acusação formal para a Donzela buscando sua condenação.
  • 1795 — Partilhas da Polônia: o Ducado da Curlândia e Semigália, um feudo ao norte da República das Duas Nações, deixa de existir e passa a fazer parte da Rússia Imperial.
  • 1802 — O astrônomo Heinrich Olbers descobre 2 Palas, o segundo asteroide descoberto pelo homem.
  • 1809 — Guerra Peninsular: a França derrota a Espanha na Batalha de Medellín.
  • 1854 — Guerra da Crimeia: França e Inglaterra declaram guerra à Rússia.
  • 1910 — Henri Fabre se torna a primeira pessoa a pilotar um hidroavião.
  • 1930 — As cidade turcas de Constantinopla e Angora mudam seus nomes para Istambul e Ancara, respectivamente.
  • 1939 — Guerra Civil Espanhola: o Generalíssimo Francisco Franco conquista Madrid depois de um cerco de três anos.
  • 1942 — Segunda Guerra Mundial: comandos britânicos atacam Saint Nazaire na França ocupada pelos nazistas.
  • 1944 — Brasil: criação do Departamento de Polícia Federal.
  • 1946 — Guerra Fria: o Departamento de Estado dos Estados Unidos publica o Relatório Acheson Lilienthal, delineando um plano para o controle internacional da energia nuclear.
  • 1979 — Na Pensilvânia (EUA), uma bomba do sistema de arrefecimento do reator falha na usina de Three Mile Island e a evaporação de um pouco da água contaminada causa um derretimento nuclear.
  • 1988 — Ocorre o assassinato de indígenas da etnia Tikuna na localidade de Boca do Capacete, Brasil, em face de reiterados conflitos pelo uso e posse da terra.
  • 1994 — Na África do Sul, zulus e partidários do Congresso Nacional Africano entram em conflito no centro de Joanesburgo, resultando em dezoito mortes.
  • 2006 — Marcos Pontes é o primeiro astronauta brasileiro a viajar para o espaço.
  • 2007 — É inaugurada em Brinches (concelho de Serpa), Portugal a maior central fotovoltaica do mundo.



Pesquisa : Wikipédia





Ariel Villanova - Programa O Resumo - TV
Bom dia com tudo de bom para você.


Ariel Villanova
O seu amigo de todos os dias














Foto topo da matéria : jurerebeachvillage